Home   Empresa   Serviços   Oportunidades   Entre em Contato
A Empresa
Missão, Visão e Valores
Consultores Fundadores
Área de Atuação
Nosso Objetivo
Nosso Diferencial
Cadastre seu currículo
Oportunidades
Twitter
Facebook
Notícias
Artigos
Eventos
Labore na Mídia
 
Fale Conosco

As principais questões aplicadas em um processo seletivo

É sempre importante lembrar que um processo seletivo inicia-se na etapa de entendimento do negócio em que a empresa está inserida.Após a definição do perfil da vaga pelo cliente, o profissional responsável pelo processo seletivo definirá as etapas que serão trilhadas ao longo do caminho, como por exemplo: entrevista pessoal, tradicional ou por competências; definição do tipo de teste psicológico a ser aplicado; provas específicas e/ou dinâmicas. Cabe ressaltar que todas as etapas citadas, necessariamente, não serão aplicadas em todos os processos seletivos. Cada processo tem características distintas que devem ser respeitadas.

Porém, para que um processo seletivo tenha sucesso, a etapa de entrevista pessoal ainda é o melhor método para conhecer o candidato, diz Márcia Mello, sócia-diretora da Labore Consultoria & Treinamento. As demais técnicas serão utilizadas para validar a percepção do entrevistador em relação ao candidato.
E quais as questões mais aplicadas em um processo de entrevista?

O entrevistador visando obter maior conhecimento do candidato, normalmente, inicia o processo de entrevista perguntando sobre questões pessoais, como por exemplo, se o candidato é casado ou solteiro, se tem filhos, onde mora.

Em seguida, normalmente, abordam-se questões mais específicas, como escolaridade, formação técnica, cursos extracurriculares, conhecimento de alguma língua estrangeira, etc.
Outro ponto importante é o que motivou o candidato a buscar aquela oportunidade. Neste momento o entrevistador pode avaliar o grau de interesse do candidato em relação à vaga e quais as informações que ele já pesquisou sobre a empresa.

Quais as expectativas do candidato sobre o cargo a ser ocupado e sobre a empresa. O entrevistador busca identificar se as expectativas do candidato serão atendidas pela empresa que irá contratá-lo.
O entrevistador também não pode deixar de solicitar ao candidato que relate as suas últimas experiências, desafios e realizações profissionais e como reagiu a situações de frustração.

São freqüentes perguntas que envolvam os motivos que levaram ao candidato a desligar-se dos empregos anteriores. Vale a pena destacar que não existe resposta certa ou errada, o candidato deve sempre priorizar suas experiências concretas. Este pode ser o diferencial na conquista de um novo emprego.
A Labore Consultoria & Treinamento é uma empresa especializada em Gestão de Recursos Humanos.

 

Atualizado em 14/10/2011
Sobre nós
Central do candidato
Redes Sociais
Publicações