Home   Empresa   Serviços   Oportunidades   Entre em Contato
A Empresa
Missão, Visão e Valores
Consultores Fundadores
Área de Atuação
Nosso Objetivo
Nosso Diferencial
Cadastre seu currículo
Oportunidades
Twitter
Facebook
Notícias
Artigos
Eventos
Labore na Mídia
 
Fale Conosco

Processo de recolocação profissional: utilize as ferramentas certas!

A primeira ferramenta que pensamos quando falamos em recolocação profissional é o currículo. A construção de um currículo bem estruturado, com objetivos claros, histórico profissional, principais realizações e formação, são essenciais nesse processo. Muitos profissionais não são convidados para uma entrevista por não construírem de forma sintética e objetiva a sua trajetória.

Além do currículo existem outras ferramentas que podem dar destaque a carreira do profissional, como a carta de apresentação ou treinamentos para entrevista. A carta de apresentação, quando bem elaborada, pode ser a porta de entrada para uma oportunidade em um processo seletivo. Já o treinamento auxilia o profissional a perceber o que em sua postura não está adequado, evitando assim deslizes no momento da entrevista.

Não podemos deixar de destacar a importância da internet nesse processo, diz Márcia Mello, sócia-diretora da Labore Consultoria. Atualmente, os sites de busca de vagas e divulgação de currículos ganharam posição de destaque. A internet, além de possuir um custo muito baixo, oferece velocidade para o candidato que almeja uma nova oportunidade no mercado de trabalho. A internet também oferece vantagens ao empregador, com economia de tempo e dinheiro na captação do melhor profissional para sua empresa.

O networking também merece destaque, segundo a pesquisa da Catho Online “44,5% dos respondentes já conseguiram emprego por meio de indicações de amigos. Além disso, os recrutadores também utilizam muito esse meio, correspondendo a 28% da forma de contratação.”

As redes de relacionamento também fazem parte deste processo, os perfis postados nestes sites são utilizados pelas empresas para obtenção de informações que não são publicadas nos currículos. Por isso, chamamos a atenção dos profissionais quanto ao conteúdo publicado nas redes sociais, pois o que antes possuía caráter informal, agora tornou-se uma ferramenta de seleção. O Orkut, LinkedIn e Facebook são alguns sites utilizados com bastante freqüência para essa finalidade, finaliza Márcia Mello.

A Labore Consultoria & Treinamento é uma empresa especializada em Gestão de Recursos Humanos.

Atualizado em 14/10/2011
Sobre nós
Central do candidato
Redes Sociais
Publicações