Home   Empresa   Serviços   Oportunidades   Entre em Contato
A Empresa
Missão, Visão e Valores
Consultores Fundadores
Área de Atuação
Nosso Objetivo
Nosso Diferencial
Cadastre seu currículo
Oportunidades
Twitter
Facebook
Notícias
Artigos
Eventos
Labore na Mídia
 
Fale Conosco

Carreira, temos oportunidades iguais para todos?

A quem de nós nunca foi feita esta clássica pergunta quando éramos crianças: - O que você quer ser quando crescer?

Respondíamos de acordo com a nossa realidade, ou seja, aquela profissão que achávamos mais bonita, pois não tínhamos a noção do dia-a-dia do trabalho e a questão de salário. Alguns queriam ser bombeiros para salvar vidas, outros trabalhar na mesma empresa que seu pai, algumas meninas desejavam ser bailarinas, os que gostavam de animais desejavam ser veterinários, e assim por diante. Sem falar dos milhares de garotos que desejaram ser jogador de futebol, entre outras tantas profissões.

Quando crescemos, percebemos que muitos dos nossos sonhos não fazem parte da nossa realidade atual. Tudo isto dependerá das oportunidades que tivermos no decorrer de nossas vidas e o quanto dermos valor a elas. Aliás, valor é uma coisa que está em falta na nossa sociedade nos dia de hoje.

A situação sócio econômica financeira da população brasileira trás desigualdades visíveis, sendo assim as oportunidades também são diferentes. As famílias com melhores condições financeiras podem colocar seus filhos em ótimas escolas, pagar cursos de inglês, curso de computação, ter um computador em casa e outros benefícios, que se bem aproveitados por estes jovens lhes trarão um futuro brilhante, pois apesar de terem todas estas vantagens não são todos que as aproveitam. Sendo assim, quando vemos um(a) jovem de 25 a 30 anos como um grande gestor de uma empresa de expressão, não podemos tirar dele o seu mérito, pois o mesmo soube fazer bom proveito das oportunidades que a e ele foi concedida.

Mas, também existem a realidade daqueles que são menos favorecidos e que não tiveram a oportunidade de estudar nas melhores escolas. As famílias não puderam pagar cursos complementares para que estas crianças pudessem se preparar melhor para o mercado de trabalho que hoje está cada vez mais exigente.

Vemos em revistas com foco profissional alguns destaques: como ter uma carreira de sucesso, as melhores oportunidades do mercado, sete passos para uma carreira promissora, entre outros. As barreiras para conseguir um bom emprego são grandes, onde sempre ouvimos as mesmas perguntas em uma entrevista:

* A quanto tempo você trabalha na área?
* Possui Inglês?
* Quais foram as suas principais realizações?
* Tem curso de informática?
* Quais são os cursos de especialização que possui?
* Você mora próximo ao local que está pretendendo trabalhar?

E ai, o que acontece com estas pessoas que não tem estes pré-requisitos?

A cabeça da um nó, e surgem as perguntas:
* Como vou fazer estes cursos se meu dinheiro é contado?
* Já estou velho para estudar, do jeito que está, está bom!
* Só consegue quem tem QI (Quem Indicou)
* É muito difícil! Não vou conseguir!

Quem pensa assim está se acovardando da oportunidade de ter um futuro melhor!

Para conseguirmos atingir as nossas METAS, precisamos estabelecer antes alguns passos.

O que estarei passando aqui para vocês, se bem seguido, fará com que obtenham o sucesso profissional, pessoal que tanto desejam. Lembrem-se: nada na vida vem com facilidade, e quanto maior a conquista, maior os trabalhos a serem realizados. Vocês deverão iniciar sua caminhada em busca de sua META, da seguinte forma:

1 –SONHO
Todos nós temos o direito de sonhar. Além do mais, o sonho é livre e nos transportará para um objetivo.

2 -OBJETIVO
Ao traçarmos um objetivo em nossas vidas, ficamos mais próximos da META e nos distanciamos do SONHO.
3 - META
Dizemos que a META é nossa realização maior. Para conseguirmos concretizá-la, precisamos de alguns ingredientes que não podem faltar: determinação, dedicação, opinião.
Depois que concretizarmos a nossa META nos sentiremos importantes e capazes de realizarmos qualquer coisa em nossas vidas. Neste momento, já não veremos em nossas vidas tantos obstáculos como víamos anteriormente em tudo que íamos fazer.
 A conclusão de uma META nos dá o poder de sentirmos que podemos chegar onde realmente acreditamos que somos capazes.

E você qual a sua META?


Márcia Mello é sócia-diretora da Labore Consultoria & Treinamento, empresa especializada em Gestão de Recursos Humanos.

Atualizado em 14/10/2011
Sobre nós
Central do candidato
Redes Sociais
Publicações