Home   Empresa   Serviços   Oportunidades   Entre em Contato
A Empresa
Missão, Visão e Valores
Consultores Fundadores
Área de Atuação
Nosso Objetivo
Nosso Diferencial
Cadastre seu currículo
Oportunidades
Twitter
Facebook
Notícias
Artigos
Eventos
Labore na Mídia
 
Fale Conosco

O que realmente importa?

Este título é de um belo livro, de leitura fácil e didática, escrito por Anderson Cavalcante, que tive a oportunidade de ler recentemente.

Em síntese, o livro nos convida a uma reflexão sobre para que direção estamos conduzindo a nossa vida. Será que estamos trabalhando para realizar os nossos sonhos ou sonhos de terceiros? Será que estamos trabalhando no que realmente gostamos ou nos frustramos um pouco mais a cada dia? Qual é a nossa verdadeira MISSÃO na vida? Temos a VISÃO clara do nosso futuro? Quais são os nossos VALORES?

Quando falamos em MISSÃO, estamos abordando uma grande realização pessoal e que irá nos proporcionar um grande bem estar e será capaz até de influenciar outras pessoas. Não estamos falando da compra de uma casa, um carro ou um aparelho de celular mais avançado e sim de algo grandioso e que somente nós mesmos temos como identificá-la e que em minha opinião, esta é a fase mais complexa, pois exige momentos de grande reflexão e uma boa dose de autoconhecimento.

“Uma vida sem MISSÃO o limita a respirar e a passar pela vida, a acordar e dormir preenchendo esse meio-tempo sem nenhuma atitude realmente relevante”.

Defina a MISSÃO da sua vida e canalize a sua energia para realizá-la. Este processo deve ser um exercício diário. Após definida a MISSÃO, é importante que você identifique o caminho que irá seguir, traçar as linhas do seu futuro, repensar seu caminho daqui em diante, ou seja, a VISÃO do seu futuro. É claro que não podemos controlar todos os acontecimentos, porém caso algo inesperado aconteça, será mais fácil reencontrar o caminho, pois você saberá exatamente onde quer chegar.

Após definidas a MISSÃO e a VISÃO, é importante que você destaque os seus VALORES. Esta etapa, particularmente, considero a mais simples, pois os seus VALORES já foram construídos, será necessário apenas fortalecê-los em sua mente e alinhá-los ao seu novo caminho.

Como em uma organização, nenhum resultado é alcançado sem a definição de OBJETIVOS e METAS.
Você tem um OBJETIVO quando desmembra a sua missão em partes, como diria um grande amigo “fatiar o boi em bifes”. É nesse momento que você irá delimitar suas ambições nos vários níveis (familiar, pessoal, profissional, social, espiritual, etc.).

“É com OBJETIVOS e METAS claras, alcançadas dia a dia, com competência, levando em conta seus valores, que você se aproxima cada vez mais da realização de sua MISSÃO.”

Agora é FAZER ACONTECER. É partir para a AÇÃO. O autor sugere um modelo de plano de ação, com algumas perguntas-chaves: o que? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Quanto? Acho fantástico levarmos este modelo tão aplicado no mundo corporativo para a nossa vida pessoal, porém não podemos esquecê-lo dentro da gaveta. Este plano deve ser acompanhado regularmente e reavaliado quando necessário.

Não poderia deixar de destacar o seguinte ponto de reflexão: todos nós precisamos de dinheiro e temos a responsabilidade de proporcionar, com o trabalho honesto, uma boa condição de vida para a nossa família, mas não podemos nos esquecer que as coisas que realmente importam na vida CUSTAM ZERO, como um encontro com um amigo, um beijo de um filho, um olhar de gratidão, uma abraço de alguém que se ama, um perdão.


Márcia Mello é sócia-diretora da Labore Consultoria & Treinamento, empresa especializada em Gestão de Recursos Humanos.

Atualizado em 14/10/2011
Sobre nós
Central do candidato
Redes Sociais
Publicações